Uma oportunidade de atualização ao sol de Fortaleza.
A cidade sede do 32º Congresso Brasileiro de Patologia traz em seu brasão uma mensagem que reflete em muito as qualidades dos Médicos Patologistas brasileiros: homens e mulheres apaixonados por sua profissão e ciência que a executam com maestria em meio a um contexto nacional cheio de desafios. A palavra Fortitudine vem do latim e significa Força, Valor e, como a palavra que usamos em português para nos referirmos à capital cearense, Fortaleza.
Com suas praias lindas e um mar azul como o céu, acompanhados por um povo extremamente acolhedor, a cidade irá receber os patologistas de várias partes do Brasil e do mundo de braços abertos.
Os temas serão variados, com a inclusão do que temos de mais moderno na Medicina e na Patologia. Mais do que isso, os congressistas podem esperar uma interação com outras áreas médicas, com a presença da visão de outros profissionais.
Outro ponto de extrema importância é a integração com a América Latina e em conjunto com a SLAP, que sempre foi primordial para a SBP.
Teremos ainda uma atenção muito grande com os nossos residentes não apenas nos programas científicos. A SBP irá distribuir bolsas para participação no Congresso, sendo que essa escolha será regional e com critérios definidos, buscando a participação de todas as regiões do Brasil.
Finalmente, as ligas de patologia também serão valorizadas com atividades e com a isenção de inscrição para três estudantes por Liga Inscrita na SBP. Dessa forma buscamos sempre o incentivo ao estudante, mostrando a eles essa ciência médica que tanto nos fascinou nesse período de nossas vidas e segue nos fascinando.
Enfim, venho em nome da SBP pedir a todos os colegas que venham todos à Terra da Luz, pois o futuro da medicina e da Patologia já chegou e estará em Fortaleza.
Clóvis Klock